Wagner DS
Wagner DS
DICAS

6 dicas para superar a insegurança no volante

Veja como superar a insegurança no volante e acabar de uma vez com o medo de dirigir em seis dicas muito importantes

6 dicas para superar a insegurança no volante

Você está a algumas horas de pegar o carro para aquele compromisso, mas o medo e a ansiedade já começam a tomar conta dos seus pensamentos antes mesmo de pisar no acelerador? Isso se chama: insegurança no volante!

O medo de dirigir vai muito além de uma simples dificuldade. É um transtorno conhecido como amaxofobia que afeta a vida de muitas pessoas, pois impede que elas realizem trajetos cotidianos como ir ao supermercado, ou buscar os filhos na escola, por exemplo.

Pensando nisso, nós separamos 6 dicas que vão ajudar você a enfrentar a insegurança e superar o medo do volante!

VEJA AGORA COMO SUPERAR O MEDO DE DIRIGIR

1. controle sua ansiedade!

Experimente praticar exercícios físicos antes de pegar o carro. Eles auxiliam na produção de endorfinas que ajudará a neutralizar a química da ansiedade. Outra boa dica aqui é procurar trabalhar a respiração, de boca fechada inspire lentamente pelo nariz e vá sentindo o ar chegar até os pulmões, depois expire pela boca.

2. Sim, você é capaz!

Acreditar em você e nas suas habilidades é outro passo muito importante para vencer o medo de dirigir. Mentalize que você é capaz e concentre seus pensamentos nos pontos positivos de superar a insegurança, como: ir à igreja ou sair para comer uma pizza com os amigos.

3. Escolha um bom caroneiro

Nessa hora é fundamental cercar-se de pessoas pacientes, que te apoiem e incentivem você a superar seus medos. Lembre-se: com ajuda de alguém esse caminho pode ser bem mais fácil de trilhar!

4. Treine em ruas com pouco movimento

Que tal tirar aquele domingo preguiçoso pra treinar a direção no quarteirão da sua casa? Dê algumas voltas com calma, você vai ver como a rotina e prática ajudarão a trabalhar sua autoconfiança! Além disso, é um ótimo exercício para dominar as questões técnicas e conhecer melhor o seu veículo.

5. Estipule metas

Aos poucos vá adicionando novos obstáculos e metas em seu trajeto! Por exemplo, experimente parar na padaria ou ir pra academia. A medida que você for expandindo para mais pontos da cidade, isso vai se tornar algo natural.

6. Ignore o pensamento alheio

Dirija para você sem se preocupar com o que os outros irão pensar. Cometer erros é natural, somente com eles conseguimos aprender e evoluir.

E aí, pronto para colocar essas dicas em prática?

Se mesmo assim você sentir dificuldade em vencer o medo de dirigir, a Autoescola Consolata oferece instrutores altamente qualificados para auxiliarem nessa situação. Entre em contato com a gente!

DEIXE SEU COMENTÁRIO